No sábado passado terminamos mais um Empretec, agora em Piracicaba e foi show! Mais 17 novos EMPRETECOS saíram preparados para enfrentar este nosso louco mercado brasileiro. Foi um treinamento muito trabalhoso e com muitas situações inusitadas mas, no final, como sempre, tudo acaba bem. O resultado foi alcançado em decorrência do trabalho em grupo, competência e persistência da Equipe e aproveito para agradecer a Débora e aos Renatos, Martins e Moraes pela semana de aprendizados. Em Maio saio de férias mas estarei em Osasco em junho.
- ‘Sobrevivi à chacina da Candelária, me formei e levei arte à Casa Branca’. “Há 29 anos eu morava na rua quando aconteceu a chacina da Candelária (julho de 1993), no centro do Rio de Janeiro. Estava há poucos metros dali. Conhecia as vítimas e ainda tenho contato com alguns sobreviventes, mas não deixei esse episódio me derrubar. Estudei, passei na UFRJ e na UERJ, tomei chá com a então primeira-dama dos Estados Unidos Hillary Clinton, na Casa Branca, em Washington (EUA), e tenho minha arte espalhada pelo mundo. UOL.
Vencidinhos: a fama de mercados com produtos perto de vencer. Para economizar nos alimentos, parte dos moradores da Grande São Paulo tem se tornado fiéis clientes de um segmento específico de mercados, os chamados “vencidinhos”. São comércios que vendem produtos próximos ao vencimento e, por isso, cobram menos que as grandes redes.O nome é a forma como os próprios clientes apelidaram essas unidades, que oferecem descontos de até 90% em relação ao valor inicial do alimento. Entrevistamos algumas clientes desses estabelecimentos e também conversamos com um economista e com o dono de um “vencidinho”. Terra.
- Em expansão, mercado brasileiro de PCs cresce 37% . O mercado brasileiro de PCs fechou 2021 com alta de 37% em relação a 2020. Durante o ano, 8,7 milhões de máquinas foram comercializadas, sendo 7 milhões de notebooks e 1,7 milhão de desktops, altas de 40% e 25%, respectivamente, em relação a 2020. Os dados fazem parte do estudo IDC Brazil PCs Tracker 2021, realizado pela IDC Brasil, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (TIC). O estudo aponta ainda um faturamento de R$ 36,7 bilhões no setor, resultado 61% maior do que o alcançado no ano anterior. Terra.
Em estudo, cientistas rejuvenescem células da pele de mulher em 30 anos. Cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, conseguiram, pela primeira vez, rejuvenescer em 30 anos as células da pele de uma mulher de 53. Os pesquisadores acreditam que, com a mesma técnica, podem reproduzir os resultados com outros tecidos do corpo. A capacidade de fazer retroceder o envelhecimento é crucial para prevenir e tratar doenças relacionadas à idade, como problemas cardíacos e neurológicos.O estudo foi publicado sexta-feira na revista científica eLife por cientistas britânicos, alemães e portugueses do Instituto Babraham, de epigenética, em Cambridge. Ele tem base na mesma técnica de reprogramação celular usada para criar nos anos 90 a ovelha clonada Dolly, no Instituto Roslin, também no Reino Unido. MSN.
- Gabriel Medina vibra com título da irmã em lugar mágico para família. Gabriel Medina é só orgulho nesta sexta-feira. Seguindo os passos do surfista, a irmã mais nova do atleta, Sophia Medina, venceu o campeonato Sul-americano da modalidade, que aconteceu em Santa Catarina. Gabriel acompanhou pela TV a disputa e celebrou a vitória da irmã, que tem 16 anos. Segundo o atleta, mais uma coincidência une as trajetórias dos dois. Isso porque Sophia conquistou o primeiro lugar da competição onde Gabriel, anos atrás, venceu pela primeira vez a etapa de um mundial, quando tinha apenas 15 anos. IG.
Bancos americanos estão ganhando muito dinheiro com a dívida russa. Os bancos americanos saíram da Rússia, mas isso não significa que eles deixaram de ganhar dinheiro com a invasão da Ucrânia pelo Kremlin.A liquidação da dívida russa associada à campanha do presidente russo, Vladimir Putin, e às sanções criaram uma janela para um novo tipo de arbitragem, que alguns no mundo financeiro estão vendo como dinheiro fácil.A ideia é o que é conhecido como um comércio de base negativa: a compra de títulos do governo russo ou corporativos muito baratos, juntamente com “swaps” de inadimplência, que atuam como seguro contra a possível inadimplência.Normalmente, esse tipo de negociação não faz sentido, mas como os investidores institucionais procuram se livrar rapidamente de qualquer coisa relacionada à Rússia da sua carteira, os preços dos títulos caíram mais rápido do que o preço para protegê-los subiu. CNN.
- Histórias de uma mochileira: ela desbravou 30 países e conta saga em livro. Ouvir a intuição e descobrir que o prazer de estar em um lugar maravilhoso costuma ser proporcional ao perrengue para chegar lá — essas foram algumas lições da jornada da paulista Gabriele Jimenez (@gabiandtheworld), 34 anos. A jornalista percorreu mais de 30 países da Ásia, Europa e América Latina em dois períodos, em 2016 e 2019, e acaba de lançar o livro “Encontros de Estrada: histórias de uma mochileira na Ásia”, em que narra episódios, reflexões e, principalmente, os encontros que teve pelo caminho.UOL.
Ela criou ONG que combate pobreza e violência contra mulher e atraiu Magalu. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de exploração sexual de crianças e adolescentes, segundo dados do Instituto Liberta. Por ano, são mais de 500 mil vítimas, sendo 75% delas meninas e, em sua maioria, negras. Amanda Oliveira, 31 anos, conhece bem essa realidade. Suas irmãs foram abusadas sexualmente por um tio e elas moraram por muito tempo em um bairro dominado pelo tráfico de drogas e com alto índice de prostituição infantil. Além disso, ela precisou lidar com a ausência de direitos básicos, como alimentação e saúde. “Lembro de uma época em que minha mãe comia apenas uma vez ao dia para que eu e minhas irmãs pudéssemos nos alimentar ao menos duas vezes. A pobreza é terrível”, afirma. Foram anos de abusos e escassez que deixaram cicatrizes físicas e emocionais em toda a família. “Eu precisava fazer algo para mudar aquela realidade.”. UOL.