Seus pensamentos estão diretamente ligados às suas açōes. Como você está lidando com eles?
Um levantamento realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) com 318 pessoas, entre 10 e 30 de maio último, apontou que mais de 50% deles relataram pensamentos negativos com o impacto das mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19 e a quarentena.
Os pensamentos negativos aparecem de forma espontânea na nossa mente sem necessariamente percebemos alguma coisa. “São reações dos seres humanos a eventos de vida potencialmente estressante”. Estes, acontecem sem provocação e aparentam ser difíceis de afastar na medida em que se instalam pela primeira vez.
Segundo os pesquisadores da UERJ, “esses pensamentos causam restrição na atenção dos indivíduos afetados, prejudicando a capacidade da pessoa de responder ao mundo externo, afetando habilidades funcionais, profissionais, sociais e emocionais”.
O estudo aponta que os pensamentos negativos têm associação com o sofrimento psicológico. Quanto mais stress o indivíduo está passando, mais pensamentos negativos ele experimenta.
A pesquisa também percebeu que “jovens que vivem sozinhos estão mais sujeitos a depressão, ansiedade e estresse. Por outro lado, idosos, que moram com alguma companhia em casa e que possuem uma percepção de saúde positiva, tendem a ter os níveis mais baixos de pensamentos negativos”.
“Uma das formas de enfrentamento desses pensamentos é tentar evitá-los com algumas distrações. Principalmente se você vive sozinho, tente programar atividades para manter sua cabeça sempre ocupada”, afirma o pesquisador Hernandez da UERJ.
Dicas para te ajudar a passar melhor por esta fase:
- Aceite que é normal nas nossas vidas termos dias ruins em que tristeza, medo, irritabilidade ou ansiedade predominam entre as nossas emoções. A vida seria muito chata se tudo desse certo em nossas vidas. Não teria aprendizado!
- Invente novas formas de “desopilar” como, jogos, música, esporte, relaxamento….; tiraram as nossas válvulas de escape de estresse como boteco, shopping, futebol, churrasco, cafezinho, etc…
- A melhor maneira de cuidar de nossa saúde mental que conheço é se aceitando e, acolher os outros; quanto mais pessoas você ajudar, mais pensamentos positivos surgirão;
- Tenha autocompaixão! Você não escolheu se colocar nesta situação! É um exercício importante que exige força emocional para procurar entender o momento, se conectar com o próprio sofrimento e caminhar em direção ao futuro próximo.
Bora que vai passar!!!! Até 4a!!!!