O Brasil está iniciando a abertura lenta da economia após um longo período de quarentena para tentar conter o COVID-19. Eu não sei vocês, mas eu ainda estou com medo de me “aventurar” em situações que antes acreditava serem rotineiras, como ir a restaurantes, shoppings, parques, festas, viajar ou abraçar os amigos.
A vida do presente está focada em uma vacina no futuro!
E assim, deixa-se de viver o presente esperando pelo futuro. Isso gera um complexo sistema de busca por segurança onde a ansiedade toma conta e deixamos de viver a vida e fazermos coisas realmente que dão sentido ao ser humano. Pelos números, parece que esta situação ainda vai demorar um pouco e porque não podemos viver o aqui e agora com mais intensidade?
Todo dia temos que lidar com surpresas desagradáveis, os números da COVID, crises politicas e econômicas, gafanhotos, explosões, etc…O emocional de cada um vai da alegria de estar vivo ao acordar, pelo medo do futuro, desanimo pelo que virá, ansiedade e preocupação intensa que impede de encarar os problemas com a mente aberta e relaxada. É bem difícil sair do problema estando dentro dele.
Como dizia a minha Vó Cota….”já que está no inferno, abraça o demônio e beija ele na testa!” Para que você não adoeça tem que parar com os sentimentos reativos e começar a dar sentido e direção a sua vida. Para isso, é necessário com que você pratique bons hábitos. Sei que não é fácil! Mas se fosse fácil seria para qualquer um e você não é qualquer um…ou é? Que tal estabelecer uma nova rotina diária? Experimentar cuidados com alimentação, praticar exercícios físicos, ter horários para dormir, acordar, brincar com as crianças, namorar…ficar com a família. Que tal aproveitar o momento para iniciar coisas que faz tempo que você vem postergando, como estudar algo diferente, aprender a tocar instrumentos musicais, planejar uma viagem futura, construir algo, sei lá…. há muitas possibilidades.
Aproveite esse tempo em algo que te dê prazer e você verá como as coisas mudam de figura. Será que você está aproveitando esta oportunidade para ter uma melhor qualidade de vida? Ou nesta abertura você está focado/a em sair para comprar mais coisas que você nem precisa adquirir e que farão você trabalhar mais para pagar por estas coisas?
Aproveite este tempo que você tem agora para fazer coisas que te somam como pessoa e perceberá que as coisas mudam…porque você mudou! Organize as coisas e tenha uma melhor qualidade de vida e, principalmente, aproveite esta qualidade e mude o modo das coisas! Ande um pouco a pé, plante uma horta, trabalhe menos, converse mais com a família, faça planos, vá um dia até a praia, leia um livro….sei que é difícil mas é possivel. E você tem este poder da mudança…mas tem que querer e ter coragem. Coragem é algo que vem do coração!
Tenha uma ótima semana, até a próxima 4a e…se lembre que ….