Agora vou deixar de trabalhar e ficar rico! Dessa vez vai! Vou ser Empresário!
Na maioria das vezes não é bem assim….Para ser Empresário é só contratar um Contador de confiança, levar os documentos pertinentes, pagar as taxas e….pronto. Calma! Tem que esperar alguns dias, pegar o CNPJ e bingo!!!! Agora sim, você é um Empresário, ou seja, se tornou dono de uma Empresa! Parabéns. E então….cadê a grana, os carrões, viagens e tudo o mais? É…..não basta ter Empresa, tem que trabalhar e muiiiiito e, para ter as coisas que mostram nos filmes e novelas você terá que EMPREENDER!
Vou colocar abaixo algumas definições sobre empreendedorismo para ver se você tem o perfil e consegue se ver empreendendo:
•McClelland: “Indivíduo movido por realização”
•Schumpeter: “É o agente do processo de destruição criativa”
•Filion: “É alguém que equilibra o sonhar com o fazer”
•Kets de Vries: “desajustado que precisa criar seu próprio meio ambiente”.
Tirando a teoria e partindo para a parte prática, vou procurar ser bem simples, sendo que as minhas dicas servem tanto para quem vai abrir uma empresa como para quem já possui uma e quer mudá-la ou melhorá-la. O mais interessante seria, antes de abrir a empresa, “experimentar” a empresa para ver se o produto/serviço tem aceitação no mercado. Mas, se não der para fazer isso….
- analisar o seu público e qual a necessidade não satisfeita que ele tem. Todo negócio existe para resolver problemas de um determinando grupo de pessoas ou empresas; se não existir problema não existe negócio! Não tem CLIENTE!!!!
- Procure conhecer tudo o que for possível sobre o negócio e o seu público; aproveite e vá fazer uns cursos sobre Empreendedorismo, o SEBRAE é um ótimo parceiro e é chamada de “a casa do Empreendedor”; para empreender você terá que se tornar um profissional de empreendedorismo….como em qualquer profissão tem que ser bom naquilo que faz;
- se o seu empreendimento for online, se preocupe com os aspectos ligados a internet e distribuição. Se for uma estrutura fixa, se preocupe com três coisas: localização, localização e localização!
- Ponha TUDO no papel, principalmente os índices: investimento, prazo de retorno do investimento, lucratividade e rentabilidade. Estes índices te mostrarão se vale a pena você abrir o empreendimento ou, se vai continuar ou mudar o negócio que já tem. Ou se o melhor caminho é procurar um emprego, onde você tem menor risco e vai trabalhar bem menos.
- Cuide do Capital de Giro, que é a grana para você investir e manter a empresa durante um tempo…6 meses pode ser legal;
- coloque uma Meta de faturamento e lucro com desafio e se prepare para trabalhar! Persistência e Comprometimento são as suas melhores companheiras.
- não se esqueça NUNCA que o caixa da empresa é o caixa da empresa e não a sua carteira!
- Tenha Fé!!! rsrs.
Este Post foi em comemoração a semana da Micro Empresa com data de aniversário no dia 5 de Outubro, parabéns a você MicroEmpresário/a e àqueles que ainda serão, pela coragem, e manterem a roda da nossa economia girando. Vocês são os verdadeiros heróis!
Se gostar do post curta e compartilhe, obrigado.