Na semana passada conversamos sobre os aspectos teóricos de como alguns estudiosos entendem o Empreendedorismo. A partir desta semana iremos tratar, em vários posts, dos aspectos práticos de como empreender. Vou dividir em vários artigos para que não fique maçante a leitura e, também, que você possa processar as informações com mais tranquilidade.
O primeiro item a ser tratado, e que será tema deste post, é a tal da oportunidade. Acredito que o empreendedor/a é uma caçador/a de oportunidades….mas temos que deixar bem claro que oportunidade é diferente de ter ideias! Ideia é só uma ideia! Provavelmente quando você quer empreender você tem muitas, inúmeras, um montão de ideias mas que, efetivamente, necessariamente, são só ideias e não oportunidades de negócios.
Então, o que são oportunidades de negócios?
São ideias viáveis!
No domingo passado fui visitar com a família um condomínio que está em final de construção e procuramos um Corretor para nos apresentar o empreendimento. No meio do papo ele foi colocando os pontos positivos do negócio e eu comecei a perguntar sobre algumas coisas que me interessavam, e uma delas foi: quais os negócios que têm em volta do condomínio? Ele respondeu que no local já tinha um supermercado pão de açúcar, franz café, cacau show, cabelereiro, padaria, etc….mas que o que faltava era uma farmácia e um banho e tosa (!). Mesmo sem eu perguntar ele falou que o cabeleireiro, que é seu amigo, até agora não conseguiu ter bons resultados, porque o negócio é novo…..pandemia…etc. Perguntei porque ele não abria um banho e tosa para pets e a resposta dele foi que a esposa era louca para abrir um mas não se mexia. Algo que é essencial para trabalhar a oportunidade é a iniciativa. (Não adianta que não vou passar o endereço rsrsrs mas isto está acontecendo a todo momento é só você ficar alerta.)
Coisas para você pensar…..será que ainda não abriram um banho e tosa ou farmácia porque não viram a oportunidade? Será que ninguém teve estas ideias ainda? Será que já abriram negócios semelhantes no local e não deram certo, por isso não existem? Será que não é melhor abrir um negócio que já tem clientes na área? Várias perguntas, e muitas outras a serem feitas e, para saber as respostas, o mais importante é perguntar! Para ver se uma destas ideias é uma oportunidade tem que se pesquisar se ela é viável. Se não for viável é só uma boa ideia. Se for viável é uma oportunidade de negócio.
Caso queiram se interar mais sobre o tema indico um livro que de uma forma mais contextual e moderna trata do assunto e demonstra como trabalhar com as oportunidades e ter um melhor resultado nas escolhas das mesmas. O livro é “Design Thinking” do autor Tim Brown.
O mais legal, na hora que estávamos indo embora do condomínio, a minha esposa falou, como quem não quer nada….. “também não tem lavanderia”. kkkkkkk
Na próxima 4a trataremos de como podemos saber “quase” tudo sobre a oportunidade, até.
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