No post passado tratamos da diferença de ideia e oportunidade, onde ideia é só uma ideia se ela não for viável. Agora, se a ideia for viável, ela pode passar a ser uma oportunidade.
Neste, vamos conversar sobre a importância de saber tudo sobre a oportunidade escolhida para empreender. É lógico que não dá para saber tudo do negócio, como a fórmula da CocaCola, p. ex., mas dá para saber o essencial para a tomada de decisão de seguir ou não em frente com o projeto que pode até ser o seu projeto de vida.
Para se saber o essencial sobre o negócio vai ter que se pesquisar e fazer muitas perguntas. Posso pagar para uma pessoa ou empresa pesquisar por mim? Claro! Mas, pode sair caro e tem certas coisas que só o empreendedor vê, cheira, sente….O empreendedor tem que ser um PERGUNTELHO profissional. Tudo que for importante para o negócio tem que estar claro e mensurado. E se as respostas não estiverem disponíveis? Se não estiverem disponíveis, vá procurá-las em outro lugar! Vá pesquisar em outra cidade em negócio parecidos com o seu. Trabalhe em uma empresa semelhante a que você quer montar. Vá visitar outra País! Muitas outras coisas você pode fazer mas, o que não pode fazer é seguir em frente sem uma informação importante para o negócio.
Um amigo que queria montar um restaurante por quilo trabalhou 10 dias em um restaurante semelhante a sua ideia de negócio, de uma pessoa conhecida (grátis), para saber como funcionava. Depois acabou contratando uma nutricionista para fazer o cardápio do restaurante, pois não tinha esta informação. Outra pessoa queria montar uma cafeteria e foi questionar um dono de uma empresa semelhante que não lhe passou algumas informações. Como era essencial para a tomada de decisão foi um dia tomar café na loja e começou a conversar com o barista (pessoa que tira o café) … este café é ótimo! Pena que você tire tão poucos por dia. Que nada respondeu o barista….dia de semana eu tiro em média 70 cafés/dia mas no final de semana fica sempre perto dos 350/dia, fico até com dor nos braços. Sei…continuou o perguntelho, mas quanto ao pão de queijo…..você já entendeu….tem que perguntar!!!!
Por experiência própria acho tão importante perguntar, pois eu quebrei um negócio por não ter questionado na Sub Prefeitura se a casa que eu estava alugando tinha “habite-se”! E por este erro tive que fechar o comércio perdendo muito dinheiro, investindo dois anos da minha vida pagando pelo prejuízo e levando comigo funcionários, fornecedores e família a uma situação bem difícil. Sem contar a autoestima que ficou bem baixa. Não sabe o que é habite-se? Vai perguntar menino/a!!!!!
Se no final da pesquisa você não tiver a resposta sobre algo importante, então vá fazer um curso ou pague para um profissional que possa te dar a resposta. Como não me canso de falar…vá ao SEBRAE se capacitar! E, contrate um ESPECIALISTA, que diferente do que você possa achar ele/a sairá bem barato no final das contas.
Na semana que vem tem mais!
Se gostar do post curta e compartilhe, obrigado.