Foi muito bom o retorno do último post sobre a colocação no papel das informações no planejamento para se ter uma resposta mais próxima da certeza para abrir ou não um negócio. Foi a tal da hora da “onça beber água!….
No post desta semana trataremos dos índices que irão te direcionar para a tomada da decisão. Os números não mentem!!! Talvez quem possa mentir ou alterar os números pode ser você e aí a coisa pode pegar. E estes números não são utilizados somente para saber que a oportunidade é viável, mas também, para se saber se a empresa que você tem hoje é viável! Se você deve ampliar, colocar novos produtos ou serviços, buscar um sócio…..ou mesmo fechar o negócio, pois o mesmo deixou de ser uma oportunidade.
Estes índices são como se você estivesse dirigindo um carro….se tem pardal (radar) é hora de desacelerar, se está na estrada é hora de acelerar. Pista com buracos, quebra molas ou está chovendo é hora de pisar no freio. Se acender a luz vermelha…..é hora de parar!!!! Ou seja, os índices existem para você tomar decisões com eles. Volto a falar, este é o trabalho do Empreendedor/a, não trabalhar na empresa! Ele cuida das estratégias!!!!
Separei 4 índices para você começar a pensar sobre:
- Investimento inicial: é o investimento que é necessário para abrir o negócio e se manter durante algum tempo caso o planejamento não saia como você desenhou – quase sempre isto acontece.
- Prazo de retorno do investimento: você vai investir uma grana no negócio e a partir de quando ele retornará? Ou seja, você trabalhará por um longo tempo sem receber nada por isso. Se você for esperto pode colocar uma retirada mensal desde o início. Isto é chamado de pró-labore.
- Lucratividade: ganho líquido da empresa sobre as vendas. É um termômetro. Se o seu negócio tem lucro líquido de 20% e uma empresa semelhante a sua tem 40%….alguma coisa está errada. Normalmente é a gestão!
- Rentabilidade: é o retorno financeiro sobre o investimento. Este índice é show! Com ele pode-se saber se vale a pena você abrir este negócio, ou mesmo, apresentar este índice para um investidor/banco. Com certeza a 1a pergunta que o investidor/banco fará é: quanto você irá me onerar pela grana que estou colocando no seu negócio? Será que você ou algum investidor iria fazer um investimento que depois de um ano traria 12% de rentabilidade? Ou seria melhor deixar o dinheiro em um investimento em um ambiente bancário com poucos riscos?
Notícia boa! Hoje tirei a minha roupa sarcástica do armário!!!!! Caso você não tenha estes índices da sua empresa ou oportunidade na ponta da língua, seguindo a analogia do carro, não tem problema!!!! É como se você estivesse dirigindo um carro (empresa) na marginal pinheiros, às 18:00 horas de uma 6a feira pré-feriado, chovendo, com o pára-brisas do carro todo pintado de preto! Ou seja, está dirigindo o carro somente pelos espelhinhos, olhando somente o trânsito que já passou.
Ah, mas eu não sei fazer isso! Vai aprender!!!! Ou se tiver a certeza de que não irá aprender, contrate alguém que saiba. Acredito que é pela falta de não se saber sobre estes índices que o Empreendedor/a sai de manhã para matar um leão e volta para casa com as mãos vazias pois, já não tem leão para todo mundo……inclusive até gato está em falta no mercado.
Até o próximo post e…..lembre-se….se gostou compartilhe, e se tiver algo a somar, comente.