Após humilhação, irmãos que vendem empanadas recebem R$ 155 mil de vaquinha. Os irmãos Leandro e Alexandro Homero Ciancaglini Ullua, de 14 e 15 anos, respectivamente, receberam cerca de R$ 155 mil arrecadados em uma vaquinha online. Eles enfrentaram um episódio de humilhação na cidade de Santos, litoral de São Paulo, na noite de 24 de setembro. Membros de uma família de argentinos que imigrou para o Brasil, eles vendiam empanadas e doces nas ruas do bairro do Gonzaga quando um grupo de jovens arrumou confusão com Leandro. UOL.
- Aos 5 anos, criança de Maceió ensina Libras em vídeos pela internet. Quando a pequena Lorena Sophia, 5, nasceu com deficiência auditiva, a família descobriu que teria aprender a língua brasileira de sinais seria um caminho importante para se comunicar com ela. Ao longo do tempo, o núcleo mais próximo (pai, mãe e irmã dela) foi se adaptando e aprendendo junto com a criança o idioma, mas havia mais pessoas que a amavam e também queriam se comunicar. Foi pensando nisso que a mãe de Lorena, Juliane Grigorio, 33, decidiu compartilhar o aprendizado, gravando vídeos dela em libras e enviando para familiares. UOL.
Sesc São Paulo inicia reabertura gradual dos teatros da capital, Grande SP, interior e litoral. Com avanço da reabertura por diversos setores, o Sesc São Paulo dá sequência à sua retomada gradual, agora com a presença de público em seus Teatros. A partir do dia 15 de outubro as unidades Consolação, Pompeia, Pinheiros, Vila Mariana, Guarulhos, Santos, Rio Preto e Jundiaí reabrem seus Teatros com capacidade reduzida para até 30% do total de público, seguindo protocolos de segurança contra a covid-19. Um dos eventos que marca a reabertura será o Sesc Jazz, entre 15 e 31 de outubro, nas unidades reabertas da capital paulista. O uso de máscaras cobrindo nariz e boca segue obrigatório em todas as unidades, bem como a medição de temperatura de visitantes. Também será exigido comprovante de vacinação contra o coronavírus, físico ou digital, contendo, pelo menos, a 1ª dose, além de documento com foto. Terra.
IPC-Fipe desacelera alta em setembro. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo encerrou setembro com avanço de 1,13%, depois de alta de 1,44% no mês anterior, com os preços de alimentação e habitação pesando sobre o índice.Os dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgados nesta segunda-feira, mostram que os custos de alimentação exerceram o maior peso sobre o índice do mês depois de subirem 1,38%. Terra.
Pesquisa cria mapa da vulnerabilidade social de idosos em Campinas. O prefeito em exercício de Campinas, Wanderley de Almeida, recebeu na sexta-feira, dia 1º de outubro, o “Diagnóstico da situação da população idosa no município”. O estudo, que mapeia e identifica áreas de vulnerabilidade social em Campinas para a terceira idade, marcou a celebração do Dia Mundial do Idoso. Terra.
Perder gordura pode ser alternativa no tratamento para diabetes, diz novo estudo. O estudo publicado recentemente pela revista científica “The Lancet” faz uma proposta nova para o tratamento dessa doença. Em vez de remédios, pesquisadores identificaram que a perda de 15% da gordura corporal pode ser uma primeira medida a ser recomendada por médicos ao paciente.Entre os especialistas que assinam o estudo está o médico brasileiro Ricardo Cohen, do Centro de Obesidade e Diabetes do hospital alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo. CNN.
Expo Dubai mostra inovações para encurtar viagens no futuro. A mobilidade é um dos principais temas discutidos na Expo Dubai 2020, feira de inovação que acontece nos Emirados Árabes Unidos e que conta com a participação de mais de 190 países. Algumas das ideias que estarão expostas pelos próximos seis meses prometem acelerar — e muito — o transporte de passageiros.O público é convidado, por exemplo, a imaginar como poderão ser os interiores das cabines de aviões, que no futuro deverão ter turbinas mais eficientes e equipamentos mais leves, que consumiriam menos combustíveis. CNN.
Embraer fecha maior encomenda de ‘carro voador’ para o Brasil. A Embraer recebeu sua maior encomenda de eVTOLs (sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical, como é chamado oficialmente o “carro voador”) para o mercado brasileiro. A fabricante de aviões deve entregar, a partir de 2026, até 100 unidades para a empresa de compartilhamento de aeronaves Avantto. O valor dos negócios não foi divulgado. Globo.com.