Apesar de nesta semana eu não trazer ideias originais, mas postarei ideias que dá para você iniciar nesta época de “ficar em casa”. Li bastante a respeito, conversei com pessoas e separei algumas oportunidades que você pode começar hoje com pouco investimento e risco. Você pode até estar empregado e colocar a família para participar e, quem sabe, pode ser um negocio de futuro. Pode ser um negócio local, em que você atenda a própria região onde mora, ou mesmo um negócio mais abrangente, aproveitando as facilidades que a tecnologia oferece. O importante é você procurar atuar em uma área que tenha afinidade e que permita uma bom desempenho econômico.
Bora lá!
1) Cozinha
Desde que tenha alguém com afinidade com forno e fogão por perto, a cozinha pode ser um bom ponto de partida. Vale lembrar que por ser um mercado muito disputado, um diferencial sempre vai ajudar na sua missão. Mas o que vender? Kits de comida natural congelada, bolos, massas, doces e refeições para entrega na sua região podem ser um bom ponto de partida. É preciso aliar uma boa qualidade e um preço competitivo. Para o negócio dar certo, o boca a boca é essencial.
2) Passeador de cães e produtos para Pets
Se a cozinha não é a sua praia, mas você tem afinidade com animais, essa pode ser uma saída. Ano a ano a quantidade de pets cresce nas residências dos brasileiros e, em muitos casos, com as pessoas trabalhando fora o dia todo, o serviço de levar os animais para passear acaba terceirizado. Lembre-se de que esse é um trabalho de muita responsabilidade e qualquer erro pode arruinar a sua credibilidade. Brinquedos e comida natural também pode ser um mercado a se experimentar.
3) Artesanato
O bom e velho artesanato também é o tipo de trabalho que pode começar a ser feito em casa. Hoje, um dos mercados com bastante procura é o de costura, com prioridade para peças exclusivas. Para quem já tem alguma habilidade com as máquinas de costura, é possível começar a fazer alguns testes e oferecer para a vizinhança. Fazer crochê e tricotar pode até ser uma terapia nestes dias de deprê.
4) Consultoria
Se você trabalhou em grandes empresas e é autoridade em alguma área de atuação, uma consultoria pode ser um começo ideal para uma “empresa caseira”. As áreas de seguros, contabilidade, finanças, recursos humanos e marketing são bons exemplos a serem explorados. Aqui o trabalho junto a rede de contatos vai ser essencial.
5) Conteúdo para a web
Conteúdo relevante para o site de empresas ou mesmo para as redes sociais é considerado como uma das principais estratégias de marketing para os negócios. Se você tem afinidade com a escrita e criatividade, é uma atividade que pode ser explorada a partir de casa.
6) Pequenos reparos
Você se ajeita com pequenos consertos em casa? Eu não!!!!
Habilidade para trocar um chuveiro, um interruptor ou mesmo desentupir uma pia. Saiba que muita gente gostaria de contar com um serviço desse tipo, mas muitas vezes não sabe a quem apelar. Nesse caso, a sua casa pode ser o escritório para que você comece a oferecer os seus serviços na sua região. É um negócio em que a agilidade e uma boa apresentação, vão ajudar muito a divulgar a sua atividade.
7) Importação de produtos
A importação de produtos deixou de ser exclusividade de grandes empresas e pode ser um negócio lucrativo. É preciso ficar atento às novidades e oportunidades de venda no mercado interno. Isso vale para quem quer revender para pequenos comércios ou mesmo para venda direta ao consumidor por meio de uma loja virtual, por exemplo.
8) Loja virtual
Se você gostou da ideia da importação de produtos, ter uma loja virtual também pode ser um bom caminho. Sou Cliente!!!
Aqui, o quesito transparência é essencial, assim como cumprir os prazos combinados. Nada é mais frustrante para o consumidor do que uma entrega atrasada. Uma boa comunicação também faz toda a diferença. Se não for o caso de ter a sua própria loja online, vale a pena dar uma olhada nas plataformas de venda. Hoje é possível vender até por meio dos sites dos maiores varejistas do país como a Magazine Luiza, p.ex..
9) Redação e marketing digital
Se a sua pegada está mais para a área de humanas e você tem uma boa redação, vale pensar em produzir conteúdo para sites e blogs. Apesar de ser um negócio bastante disputado, ainda há muitas empresas com conteúdo inexpressivo na rede. Para os mais experientes, dar aulas online, lives, webinários…etc… são um caminho. Para o pessoal mais ligado em informática, a criação de aplicativos ou mesmo a programação são atividades sempre disputadas.
10) Costura
Antigamente era comum ver máquinas de costura em casa. Muita gente teve a experiência de ver os pais e os avós costurarem. Seja para pequenos consertos ou mesmo para a produção de vestuário. E essa atividade está novamente em alta. Muita gente usa o serviço de costureiras para reformar roupas, dar novas caras a elas, evitando assim o descarte prematuro de uma peça, colaborando com o meio ambiente.
10 ideias de negócios para você começar com baixo risco e investimento, mas, o intuito é fazer você pensar sobre e, quem sabe, tirar um sonho que está adormecido para virar realidade agora.
Que tal?