No post da semana passada conversamos sobre a importância de buscar informações sobre o negócio e que o empreendedor/a tem que ser um “perguntelho/a” e procurar saber tudo que é importante para tomar uma decisão e ir, ou não, em frente com a busca do sonho de empreender.
Nesta semana, na saga do EMPREENDEDORISMO, vamos tratar do … e agora? o que fazer com estas informações?
Agora é a hora da “onça beber água”!
Não sei bem o que isto quer dizer ….”a onça beber água” mas dá um tchan. Bom, temos que pegar as informações e colocar no papel (planejar), ou em um software que possa no final dizer: este negócio é ou não viável! O seu sonho é só um sonho ou é uma realidade bem ali! Bem pertinho!!!
Se a resposta do plano for que o seu sonho não é viável, não desanime. Você já sabe como buscar informações e planejar, agora é só pegar outra ideia de negócio e fazer o mesmo processo. Com certeza, a cada tentativa, você irá performar melhor e mais rápido na busca da resposta da viabilidade. Se não der certo novamente…..continue o processo. No mínimo, você ficará tão bom nisto que poderá até abrir uma empresa de consultoria na busca por novas oportunidades e ganhar dinheiro com isso fazendo este processo para outras pessoas.
Se o sonho for viável, se prepare, porque agora sim a tal da onça vai aparecer e você terá que “matar” uma por dia! Só para deixar a coisa mais complicada….. no mercado ….. já não tem onça para todo mundo…. até gato tá faltando!!!!!!!
O que eu gostaria de deixar claro para você é que até aqui você colocou muito pouco do seu capital monetário no negócio. Foi mais um arregaçar de mangas de camisa. Ainda não abriu a empresa. Gosto de falar em minhas palestras que o empreendedor/a ganha dinheiro planejando e não trabalhando na empresa. Não me entendam mal, mas quem tem que trabalhar na empresa é o funcionário que foi contratado para isso. O empreendedor/dona tem que cuidar das estratégias… trabalhar A empresa e NÃO na empresa!
Tem muito empreendedor/a que é o funcionário mais caro da sua própria empresa. Provavelmente isto não deve estar acontecendo com você, mas se você conhecer alguém que está nesta situação explique que ….tem empreendedor/a por aí que paga para os funcionários salário, hora extra, FGTS, INSS, 13o salário, férias de 30 dias, participação nos lucros….e ele mesmo não tira 1 semana de férias há alguns anos….para não falar dos outros itens.
Este post foi meio “pesado”. Mas espero que você pense a respeito e tome algumas decisões para que tenha melhores resultados empreendedores. Se gostou coloque um comentário e/ou compartilhe.
Até a próxima 4a.