Depois de falarmos nos últimos dois posts sobre a saúde mental e como ela pode afetar nossas escolhas e, assim, inferir nos nossos resultados, e da saúde financeira que efetivamente podemos mensurar os nossos resultados, hoje iremos tratar do problema que não é o problema. Ficou doido?
Até que já sou um pouco doido mesmo, por ser terapeuta e empreendedor, mas acredito que temos que mudar o foco e sair do problema para focar nos problemas. Tá ficando pior.
Bom, o problema já não é mais o COVID-19 que caiu sobre nossas cabeças em Março de 2020. Isto já passou!!!!! Já estamos quase em agosto de 2020 e os problemas estão começando a acontecer agora! Problemas em casa, na empresa, problemas monetários, com os parceiros, incertezas, baixa estima, ansiedade, medos, cobranças internas e externas, perdas, etc…. Estes são os verdadeiros problemas que você terá que focar para sair vencedor desta situação.
Você pode optar pelo regime de auto-ajuda … tipo …
- Você consegue!
- Acredite em você!
- Ser feliz é uma escolha!
- O seu destino é ter sucesso!
- é o destino…
Ou tipo…óh vida óh azar óh tristeza….
Ou ir a luta! Filhos da pátria!!!!
Agora é a hora de praticar a tal da Resiliência que é a chave para contornar obstáculos. Não é uma praga que rogo, mas teremos muitos obstáculos a serem encarados nos próximos dias. Ser Resiliente não quer dizer que tudo vai dar certo e que você tem que ficar cego e sair fazendo loucuras. Resiliência é um processo interno, de auto-gerenciamento e adaptação em situações de aumento de stress. É a habilidade de uma pessoa se ajustar as adversidades, manter o equilíbrio e continuar a viver de uma maneira positiva. Evite só focar nas coisas ruins, nos obstáculos não contornados. Por mais difícil e complicado que seja o momento pelo qual você esteja passando, não alimente pensamentos ruins ou fique pensando fixamente no seu problema ou sofrimento, faça apenas o que tiver de ser feito, se houver algo a ser feito. Procure sair do problema e ir para a solução. E comemore as pequenas vitórias que com certeza irão acontecer. Penso, diferente da auto-ajuda, que se for necessário, pedir ajuda é uma ato de coragem.
“Tudo passa” é o mote do resiliente.
Ser teimoso e insistente, não é ser resiliente nem persistente mas pode te levar a deprê, esofagite, estomatite e outras doenças. Tome cuidado.
Pense o que você está praticando, resiliência e persistência ou teimosia e insistência? Nos encontramos na próxima 4a. Lembre-se….”o problema não é mais o problema!”