Como sempre, o mundo está mudando a cada dia e exigindo um nível diferenciado de profissionais. Eu mesmo, que venho atuando no ramo de Treinamentos, Coaching e Hipnose estou repensando as minhas ações. Ontem iniciei um treinamento de hipnose online/a distância para me preparar para este novo momento. Vai ser uma quebra de paradigma para mim pois sou muito olho no olho, gosto de tocar e sentir de modo sinestésico os meus Clientes, mas….a oportunidade está aí e se eu não mudar… danço!!!! Simples assim!
As mudanças vieram para ficar, e quanto antes o profissional fizer os ajustes para se adaptar a esse novo cenário, menos será o impacto na sua carreira/negócio.
Abaixo vou colocar algumas mudanças a serem seguidas pelos profissionais neste novo modelo que já está aí: tomei como base um artigo do Elcio Paulo Teixeira, CEO e fundador da Heach Recursos Humanos.
ADVOGADOS terão que dominar o uso de aplicativos de reunião e ferramentas tecnológicas para petições e acordos e, de programas de Inteligência Artificial que estão cada vez mais presentes na rotina legal das instâncias jurídicas.
ARQUITETOS deverão se especializar em projetos que promovam a biossegurança doméstica e urbana. Ou seja, projetos que promovam a circulação de ar e que tenha estações de higienização, por exemplo. Esses profissionais devem atuar em parceria com as engenharias sanitária e ambiental.
ARTISTAS em geral, como há uma tendência maior de se evitar aglomerações, esses profissionais deverão utilizar plataformas eletrônicas para expor suas criações. Exemplos são as lives que estão se tornando institualizadas.
COZINHEIROS/CHEFS: Estética e sabor do prato deverão estar associados ao incremento do uso de alimentos (como os orgânicos e os que combinam determinados tipos de vitaminas) que fortaleçam o sistema imunológico e promovam saúde. Deve prevalecer o ramo da “nutrição saudável” e a busca por uma “experiência” diferenciada. Os estabelecimentos self service/a quilo deverão ser repensados e implementar novos protocolos.
EMPREGADOS DOMÉSTICOS/PROFISSIONAIS DE LIMPEZA, não bastará mais limpar, mas a eficácia da limpeza invisível se tornará essencial com uso de produtos e equipamentos para a eliminação de bactérias e germes. Isso exigirá mais qualificação profissional ao segmento.
ENFERMEIROS todos os protocolos hospitalares passarão por revisões rígidos e exigirão um nível de qualificação ainda maior desses profissionais para a proteção de vidas.
Os ENGENHEIROS ambientais deverão se preocupar cada vez mais na criação e manutenção de áreas verdes, limpeza de bacias hidrográficas, reuso da água e promoção de energia limpa para casas e cidades.
MÉDICOS terão que trabalhar com telemedicina e utilizar recursos tecnológicos mais modernos para diagnosticar e monitorar pacientes remotamente.
MOTORISTAS DE TAXI E APLICATIVOS deverão ser treinados com novos procedimentos de ações voltadas para prevenção e proteção do passageiro e do próprio motorista, como a higienização do veículo.
Aos PERSONAL TRAINERS as aulas online e o uso de ferramentas de monitoramento físico (como consumo e queima de calorias, horas de sono e progresso físico alcançado) serão rotina, o que obrigará esses profissionais a dominar ferramentas tecnológicas.
PROFESSORES deverão ter total domínio tecnológico e atuação forte e alimentação constante de conteúdo nas redes sociais, blogs e canais de informações como YouTube e Podcasts, para garantir o aprendizado e interação.
PROFISSIONAIS DE MARKETING terão de se especializar em neuromarketing, para buscar formas mais eficientes de chamar a atenção do consumidor, e usar a Inteligência Artificial para cruzar os dados coletados para uma ação eficiente do marketing.
PROFISSIONAIS DE TI haverá uma migração de atuação de muitos profissionais para área de desenvolvimento de soluções de saúde, monitoramento e bem-estar.
Os loucos EMPREENDEDORES deverão estar atentos, mais do que nunca, a novas oportunidades, em ter o caixa da empresa nas māos e inovarem SEMPRE!!!!! Para estes é hora de “acertar as velas em busca das mudanças” para correr atrás do prejuízo . Deverão cada vez mais trabalhar em parcerias e aprender a ……. DELEGAR! Não briguem comigo! mais é o que acho.
E você já está mudando? Se não alguém te muda!!!